Qual a diferença entre Contador e Contabilista?

O contador e a sua área de atuação

O “contador” é o profissional que possui diploma de graduação em Ciências Contábeis, ou seja, conhecido como “contador diplomado” ou bacharel em Ciências Contábeis.

O curso superior habilita esse profissional a trabalhar em diversos âmbitos: gestão de empresas, mercado de seguros, controladoria, perícia e auditoria.

O contador exerce funções na área financeira, econômica e patrimonial de uma empresa.

Ele é o responsável, por exemplo, por assessorar trâmites de abertura de empresas, recomendar o regime tributário mais adequado, apurar os impostos, elaborar balanços, demonstrações de resultado, relatórios de faturamento e balancetes mensais.

De acordo com o Decreto-lei nº 9.295/46, o contador atua especificamente nas atividades de: organização e execução de serviços de contabilidade em geral; escrituração dos livros de contabilidade obrigatórios e de todos os necessários à organização contábil.

Também faz o levantamento dos balanços e demonstrações; perícias judiciais ou extrajudiciais, revisão de balanços e de contas em geral, verificação de haveres, revisão de escritas, regulações jurídicas ou extrajudiciais de avarias grossas ou comuns e assistência aos Conselhos Fiscais das sociedades anônimas

O que faz um Contabilista (técnico em contabilidade ou técnico contábil)

Já o profissional que possui nível médio ou técnico e exerce função técnica de contabilidade com registro nos órgãos de classe é um “técnico em contabilidade” ou “técnico contábil”.

Esse profissional pode cuidar da parte financeira de empresas e ser o responsável pela prestação de contas da instituição.

Ele trabalha com: escrituração contábil e fiscal; registros e lançamentos contábeis de transações financeiras; cálculo de impostos, juros e taxas; acompanhamento de contas, receitas e despesas; elaboração de demonstrativos financeiros e balancetes; análise de contas patrimoniais e controle patrimonial.

Na verdade, o técnico em contabilidade exerce atividades semelhantes àquelas desenvolvidas pelo contador, porém a sua área de atuação é mais restrita.

Diferentemente do contador, as suas funções não incluem a realização de trabalhos de auditoria, perícia e análise de balanços.

Leia Mais em: https://osayk.com.br/contador-e-contabilista-entenda/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *